INDECISÕES

Esta é uma das mais famosas ilusões de óptica conhecidas e serve para ilustrar "graficamente" os processos de indecisão no cérebro. Seu segredo não é um truque de animação e muito menos serve pra revelar que você enxerga o mundo via lado esquerdo ou direito do cérebro (não caia nesses mitos).

Só prova que o que vemos são ilusões mentais totais pois, de fato, é apenas uma figura bidimensional que se estende e distende  – mas que nossos sentidos teimam em interpretar em três dimensões –  daí o paradoxo.

Inventamos que ela “gira” e, como não está verdadeiramente girando, dependendo do ponto inicial que a visualizamos um momento ela gira da esquerda pra direita, outro momento da direita pra esquerda.

Ora, então pensemos um pouco, esse tipo de ilusão não acontece apenas com imagens, ela é muito mais comum a partir de sons e significados, logo, o perigo é não perceber o quanto nos enganam. Subjetividade, intuição e opinião são importantes, mas sem bom senso e objetividade não funcionam muito bem.

A certeza e a verdade precisam existir de forma compartilhada, ou não existiriam. 

Um bom exercício é jamais confundir eu creio ou eu acho com eu sei. Experimente.

INDECISÕES DEPENDEM
DE PONTOS DE VISTA